Rebecca França
Historiadora, produtora cultural, curadora de arte e artista visual. Especialista em Direitos Humanos; está inserida no movimento Hip Hop e feminista há 15 anos e integra a Rede Grafiteiras Negras Brasil; foi curadora na exposição “Nós” (projeto idealizado pelas artistas Ianah Maia e Maré de Matos), em 2022 e diretora de arte no filme Kalunga, em 2021; integrou projetos financiados pelo Ministério de Justiça do Brasil, ONU Mulheres, Funcultura, Lei Aldir Blanc, Lei Rouanet, OAK Foundation, dentre outros. estudante de Arteterapia; atua também apresentando leilões de arte.
Mercedes Posada Meola
Feminista por convicção e por condição. Comunicadora Social, Mestra em Desenvolvimento Social e, atualmente, cursa Doutorado em Comunicação pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Mercedes dirige o programa de Comunicação Social na Universidade Tecnológica de Bolívar (Colômbia), onde também é docente da Cátedra Teoría de la Comunicación para el cambio social. Recentemente, a pesquisadora desenhou o Seminário Aprofundamento em Gestão da Comunicação para o cambio social e a paz. Em sua tese de doutorado, Mercedes indaga pelas continuidades e rupturas em torno das lutas LGTBQ+ em Cartagena das Índias e, sua pesquisa, enquadra-se nas categorias comunicação, gênero e diversidade.
Laura Utrera
Argentina. Doutora em Humanidades e Artes com menção em Literatura pela Faculdade de Humanidades e Artes, da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. Possui Mestrado em Literatura Argentina e Licenciatura em Letras, com especialidade em Literatura e Cinema. Laura é Assessora da Agência de Desenvolvimento Sustentável ODS 2030 das Nações Unidas e, atualmente, exerce como docente adjunta a assinatura “Análisis del texto”, da carreira de de Letras, da Universidade Nacional de Rosário. Faz parte do Conselho Diretivo do Instituto de Estudos Críticos em Humanidades, da mesma Universidade e integra projetos de pesquisa, coordenando mestrandos e doutorandos, bancas acadêmicas, dirige congressos e reuniões científicas.
laurautrera.com
Carmen Ludene
Venezuela/Colômbia. Artista visual, diseñadora gráfica e performancista. Mestra em Museologia; Licenciada em Educación Lengua, Cultura e Idiomas, pela Universidad de los Andes (Táchira, Venezuela, 2010); Licenciada em Artes Visuales mención Magna Cum Laude pela Universidad de los Andes (Estado Mérida, 2004); possui Técnico Superior Universitario em Diseño Gráfico pela IUTAJS (Estado Táchira, Venezuela, 1998); integra a Junta Directiva de la Fundación Museo de Artes Visuales y el Espacio (Estado Táchira, Venezuela). Integrou os projetos “La Casa Flotante” e, junto à artista visual Ruth Vigueras Bravo o projeto binacional México-Venezuela “Miradas en Frontera”.
María Adela Díaz
Guatemala. Artista multidisciplinar. Atua como diretora de arte e diseñadora gráfica. Teve obras expostas no Centre Pompidou (Paris, França), Ex-Teresa Arte Actual (Cidade do México, México), Museum of Contemporary Art (San José da Costa Rica), Somerset House (Londres, UK).
Lorena Wolffer
México. Artista e ativista cultural. co-fundadora e directora do Ex-Teresa Arte Alternativo do Instituto Nacional de Bellas Artes (1994-1996). Integrou o Parlamento de Mujeres de la Ciudad de México (2019); foi Coordenadora Intervenção e Prática Social do Laboratorio Nacional Diversidades (UNAM-CONACyT) (2017); foi Coordenadora Acadêmica de Arte, cultura e justiça: representações e performatividades alternas do Programa Universitario de Estudios de Género (PUEG) da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) (2011); foi assessora da Coordenação de Difusão Cultural da UNAM (2004-2007); faz parte da La casa pública A.C.
Bartira Dias
Antropóloga, socióloga, artista performer, escritora e poeta. Integra os coletivos de arte e ativismo (artivismo): XanasrecitamXanas e PARE (Provocação Artística Ritual Experimental); Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); fez parte do Primeiro programa de Pesquisa de Linguagem em Artes Visuais através do Vila das Artes (Fortaleza-CE, 2011); finalizou o curso de Princípios básicos de Teatro no Teatro José Alencar (Fortaleza-CE). Autora do livro Noor em Nós (2010), premiado pelo edital de Autor(a) Cearense Caetano Ximenes Aragão (Poesia).
Julia Antivilo Peña
Chile. Artista, pesquisadora e historiadora feminista. Co-fundadoda da coletiva Malignas Influencias (Chile, 2004), junto à fotógrafa Zaida Gonzales e a escultora Jessica Torres, e mais à frente, junto à bailarina e coreógrafa Paula Moraga. Diretora da Cátedra Rosario Castellanos de Arte y Género da UNAM, onde desenvolve projetos com fins de difundir a arte feminista latinoamericana, como os projetos La toma Feminista del Chopo e Vindictas (Artes Escénicas); Doutora e Mestra em Estudos Latinoamericanos pela Universidad de Chile.
Autora dos livros Entre lo sagrado y lo profano se tejen rebeldías e Belén de Sárraga: precursora do feminismo hispano-americano, este último em co-autoria com Luis Vitale.
https://es.wikipedia.org/wiki/Julia_Antivilo
Tese Arte feminista latinoamericano: rupturas de un arte político en la producción visual
Mónica Mayer
México. Artista e escritora feminista. Considerada uma artista pioneira da performance e da gráfica digital, no México, e precursosa da arte feminista latinoamericana. Junto a Maris Bustamante e Herminia Dosal, co-funda Polvo de Gallina Negra, grupo de arte feminista, apontado por pesquisadoras de arte feminista como o primeiro do gênero, no México (1983). Junto ao seu companheiro de vida e de arte, Víctor Lerma, co-funda Pinto mi Raya (1989), projeto de arte conceitual aplicada e que investe em projetos ao redor do sistema de arte, a fim de lubrificá-lo. Autora dos livros Intimidades …o no. Arte, Vida y Feminismos (2021) e Rosa chillante: mujeres y performance en México (2004).
Novo Projeto @soytanperotanvieja
Raimundo Branco
Bailarino, ator, diretor e coreógrafo. Fundador da Compassos Cia. de Danças, em 1990; fez parte do elenco do Balé Popular do Recife (1978 a 1984); contribuiu para a criação dos grupos Retornança (1986), Corpus Populis (1988) e Balé Brincantes de Pernambuco (1988).
Luiz Manuel
Ator, diretor, produtor cultural e arte-educador. Administra o Coletivo Caverna; Co-fundador da plataforma web Monumentos Virtuais; Graduado em História pela UFPE. Dirigiu espetáculos de teatro (‘A Rã’, ‘Cartas’), shows (‘Margareth Menezes em Mestres do Mundo’, com Margareth Menezes), escreveu roteiros e produziu para cinema e interprogramas (‘Monumentos Virtuais – plataforma web’), atuou no cinema e na videoarte (Superpina, Colômbia, Nódua na Boca), trabalhou com teatro de bonecos (com o grupo Mamulengo Sórriso) e produziu shows musicais (Em Canto e Poesia, Vertin Moura, Paulo Matricó).
Caetano Costa
Artista Visual. Membro do Coletivo de Arte Negra e Indígena – CARNI e da Coletiva Uma Questão de Joyces; idealizador da Mostra À Beira (Recife, 2017) e da Coletiva Infecciosxs; Licenciando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
https://extrato.art/caetano-costa
Performance “Varal Antropométrico” (2017)
Efêmero (2019) Performance Instalativa por Caetano Costa
Klarissa Faye
Artista, pesquisadora e docente da Dança. Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou junto Coletivo Bartira e às artistas Bia Coelho e Maria Miranda, no campo da pirofagia; realizou trabalhos em performance junto às artistas Abrós Barros e Adovale Dias; integrou o UM Coletivo e a Daruê Malungo Companhia de Dança.
Iagor Peres
Artista visual. Membro do Coletivo de Arte Negra e Indígena – CARNI. Participou do Programa de Exposições do CCSP 2020 com a individual a individual Estrutura para Campos Densos; artista residente em Lugar a Dudas (Cali, Colômbia, 2019); artista residente na Villa Waldberta, Munich, GER, pela residência PlusAfroT, 2019; artista premiado na 6ª Edição do Prêmio EDP Nas Artes do Instituto Tomie Ohtake, SP, 2018.
Ariana Nuala
Educadora, pesquisadora e curadora independente. Articuladora no Coletivo de Arte Negra e Indígena – CARNI e no Nacional TROVOA; compõe a equipe de curadoria da Oficina Francisco Brennand; Formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco (2017); atuou como cordenadora de Educação do Museu Murillo La Greca (2018 – 2020).
Rodrigo Munhoz
“aka” Amor Experimental. Artista com livre(de)formação em artes. Realizador do podcast Radiação (Histórias aleatórias sobre a arte da performance); sua pesquisa está atravessada pela arte da performance, audiovisual, fotografia, desenho, escultura, instalação e arte/educação. Integra a banda de ruído “CORAÇÕES INÉDITOS“, o núcleo “VRAAA“, bem como a plataforma “LA PLATAFORMANCE“; com seus trabalhos transita pelos mais diversos circuitos de arte, como: Promptus – Ex Teresa Arte Actual / México, Transart Kassak Centre for Intermedia Creativity / Hungria, Performance Box – Pohoda Festival / Eslováquia, Memorial do desenho – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; 35º panorama da arte brasileira / MAM SP; SESC – Performance em encontro, Performapa, Convergência, Mostra Sesc de Culturas do Cariri; Performa paço – Paço das Artes -SP; Hélice – La Multinacional / Equador ; Ubicidades – USP; Festival La Plataformance – Oficina Cultural Oswald de Andrade.
@amorexperimental_
https://www.amorexperimental.com.br/p/performance.html
Thainá Iná
aka. Espirituartista. Videoartista, videommaker, editora e produtora independente. integra, como produtora criativa a equipe de MC Martina, desde 2021 e do Gira_circuito itinerante de performance, desde 2019; criou o portal Performídia (2017), projeto onde realizou registros de cobertura de eventos como Gira_circuito itinerante de performances e a festa La Kermesse, com a qual também realizou a curadoria de conteúdo da plataforma online e a participação como representante do portal no Festival Perfídia; concluinte de uma formação de Bacharelado em Teoria da Dança (UFRJ); integrou a primeira turma do Núcleo de Formação continuada da Escola Livre de Dança da Maré; na universidade, como bolsista-pesquisadora no Projeto de Pesquisa Corpo Estranho – coordenado pela mestra Aline Teixeira – inicia a pesquisa Terra de Bich0.
https://www.espirituartista.soy/
https://medium.com/performídia
https://br.pinterest.com/performidiativa
Youtube Performídia
Virgínia Brasil
Artista interdisciplinar, dj, performer, modelo vivo, preparadora corporal, ilustradoradora e tatuadora. Gestora da Pé-de-Cachimbo Records; idealizadora do Projeto Tarot Performance; atua como modelo vivo junto ao Risco! (Recife, Pernambuco, Brasil), desde 2012.
Alisson Nogueira
Artista visual. Graduando em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF – Juazeiro / BA); inaugura, em 2022, Antes do Meu Primeiro Adeus (UNIVASF – JUAZEIRO – BA), sua primeira mostra individual; participou de exposições coletivas, como a Mostra Flutuante “Antes que Tudo Vire Cinzas” – Embarcação Nilo Brasileiro (2020, Sesc Petrolina PE), ÚNICO Salão Universitário de Arte Contemporânea #culturaemrede (2020, SESC PE) e – Exposição de lançamento da revista Propágulo – IV Edição (2020, Recife – PE).
Abiniel João Nascimento
Artista visual, pesquisador, curador. Articulador no levante Mata Norte Indígena (PE); membro do Coletivo de Arte Negra e Indígena – CARNI; pesquisador e curador no grupo de pesquisa Cultura e Arte Indígena no Nordeste – CAIN e do Laboratório de Poéticas Indígenas (UFPE); curador convidado na Plataforma Práticas Desviantes; bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Participou da pesquisa curatorial da 4ª temporada da Curva Podcast.
Ângelo Fábio
Artista interdisciplinar e produtor cultural, trabalha a partir do cruzamento das Artes Cênicas, Audiovisual e Artes Visuais. Fundador do Pós–Traumático, Casa Pós, Hemisférios Itinerantes (AR/BR) e Caosmo Cia. Experimental; idealizador do SobreVentos Festival – em pré-produção; idealizador do Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe 2017/2020; idealizador e produtor do livro Bianor – Trajetórias e Memórias; co-idealizador da Periférica – Mostra de Cinema de Camaragibe; idealizador do Nosso SPA das Artes de Cada Dia (encontro de Artes Visuais 2015/2016); idealizador do Cineclube Universo Paralelo; foi diretor do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro em Camaragibe (2017/2018); contribui para o portal Mirada Janela Cultural (2020-atual); estudou jornalismo de investigação na Universidade Popular Madres de la Plaza de Mayo e Licenciatura Direção Cênica na Universidad Nacional de Artes – UNA (Argentina, 2008-2012). Como performer e ator, integrou diversas companhias artísticas no Brasil e outros países.
Grupo EmpreZa (GE)
“Fundado em 2001, inicialmente como grupo de estudo e pesquisa em performance arte, o Grupo EmpreZa (GE) possui hoje um vasto repertório de ações performáticas, happenings e produções audiovisuais e fotográficas. Vários artistas já passaram pela formação do GE, que atualmente é formado pelos membros-integrantes, Aishá Kanda, Babidu, Helô Sanvoy, João Angelini, Marcela Campos, Paul Setubal, Paulo Veiga Jordão, Rava e Thiago Lemos – ainda operando o interesse pelas invenções e expansões do corpo, que se mantêm com significativa reverberação nas pesquisas do grupo, atuante há mais de treze anos a partir do Centro-Oeste do Brasil, com integrantes espalhados, em sua maioria, pelo estado de Goiás e no Distrito Federal.” (trecho extraído do site do GE).
Clóvis Teodorico
Artista Visual, performer e curador independente. Idealizador e gestor do Espaço Zero, espaço de arte contemporânea localizado no Agreste Pernambucano, na Cidade de Garanhuns; idealizador da Residência Encruzilhada e do Terra Estranha – circuito de performances.
@clovis_teodorico | @clovisteodorico
Génova Alvarado
Venezuela, Artista visual, performer e ceramista. Idealizadora e diretora do Ateliê Canto da Onça, junto à artista e pesquisadora Juliana Wäehner. Graduada em Artes (Medio Mixtos) pela Universidad Nacional Experimental de Artes, “Unearte” (Caracas, Venezuela, 2018); Docente em Artes, pela Universidade Federal de Roraima (Boa vista, Roraima, 2019); Especialista em Gestão e Políticas Culturais contemporâneas, pela Universidade de Girona (2020) e pelo Instituto Itaú Cultural (2020).
@genovavzla | @diogoenova.alvarado27
https://genovaalvarado27.wixsite.com/genovaalvaradovzla90/obras?lang=pt