CURVA 015 _ Letícia Barbosa arquiva com Mónica Mayer (México)

No arquivo de hoje, abrindo a nossa 2ª temporada de arquivamentos, a CURVA traz a entrevista com a artista Mónica Mayer (México, 1954).

Afinal, como tratar de gênero e performance em América Latina sem mencionar e iniciar a nossa temporada junto a esta grande mulher!

Na entrevista, Mónica inicia contando o que passava às mulheres mexicanas nas décadas de 60 e 70 e sobre a formação da coletiva Polvo de Gallina Negra (1983) junto a suas companheiras de trabalho Maris Bustamante e Herminia Dosal e de como foram as experiências de performar em programas televisivos, na década de 80, no México. 

Hermínia, narra Mónica, permanece na coletiva por pouco tempo, restando apenas Mayer e Maris que mantiveram as ações de Polvo de Gallina Negra até o ano de 1993. 

A artista conta ainda sobre Pinto mi Raya, espaço independente co-fundado em 1989, junto ao seu companheiro e também artista, Víctor Lerma, cujo intuito é “lubrificar” o Sistema de Arte, através de ações que ela designa por arte conceitual aplicada. 

Mónica fala um pouco também de seu livro Rosa Chillante. Mujeres y performance en México e anuncia que já está por sair o seu próximo livro: Intimidades… o no. Arte, vida y feminismo, organizado por Julia Antivilo e Katnira Bello, com prefácio de Karen Cordero. 

Vale atentar-se quando Mónica fala sobre a importância do humor em sua obra! O arquivo tá lindo! 

Muito obrigada, Mónica! Como bem dizes, “hoy hay con quién jugar”! 

Desejo a você que nos acompanha, uma boa passagem pela CURVA.

► roteiro e condução do arquivo: Letícia Barbosa.

► montagem, mixagem, masterização e trilha sonora original: Thiago Neves.

.

A CURVA é um espaço dedicado às investigações prático-teóricas em torno da performance arte. Oriunda da produção cultural independente, desde 2020, recebe a colaboração de artistxs de diferentes territórios e áreas de atuação. Para conhecer mais sobre o projeto, navegue pelo nosso site e siga as nossas redes sociais: @curvapodcast 

FALE CONOSCO:

curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462  

▪ esta ação conta com os recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ▪

Mónica Mayer

México. Artista e escritora feminista. Considerada uma artista pioneira da performance e da gráfica digital, no México, e precursosa da arte feminista latinoamericana. Junto a Maris Bustamante e Herminia Dosal, co-funda Polvo de Gallina Negra, grupo de arte feminista, apontado por pesquisadoras de arte feminista como o primeiro do gênero, no México (1983). Junto ao seu companheiro de vida e de arte, Víctor Lerma, co-funda Pinto mi Raya (1989), projeto de arte conceitual aplicada e que investe em projetos ao redor do sistema de arte, a fim de lubrificá-lo. Autora dos livros Intimidades …o no. Arte, Vida y Feminismos (2021) e Rosa chillante: mujeres y performance en México (2004).

@pintomiraya

Novo Projeto @soytanperotanvieja

https://www.pintomiraya.com/

Webteca - Infos Complementares

Vídeo, ,

Mónica Mayer y Karen Cordero Reiman _ Archiva en acción

O Projeto Archiva: obras maestras del arte feminista en México foi concebido em 2013, pela artista e escritora feminista Mónica Mayer, a fim de questionar os mecanismos de legitimação estabelecidos pelo Sistema de Arte, bem como os processos de invisibilização da arte produzida pelas mulheres e, em particular, refletir acerca da arte feminista.

acessar →

Conferência, ,

María Laura Rosa: Arte y activismos feministas en Latinoamérica

Arte y activismos feministas en Latinoamérica. Algunos recorridos para pensar cómo continuar.

acessar →

Livro, ,

Intimidads…o no. Arte, vida y feminismo – Un libro de Mónica Mayer

acessar →

Site, ,

De archivos y redes

acessar →

Blog, ,

Se tiene dudas, pregunte

acessar →

Livro, ,

Rosa Chillante, mujeres y performance en México, de Mónica Mayer

acessar →

Site, ,

Pinto Mi Raya

acessar →

Vídeo, ,

Performance “Madre por un Día” (Colectivo Polvo de Gallina Negra)

Programa televisivo Nuestro Mundo, de Guillermo Uchoa (1987)

acessar →

Vídeo, ,

Presentación de libro: Intimidades… o no de Mónica Mayer

acessar →

To top