No arquivo de hoje, a CURVA traz a entrevista com a artista visual, diseñadora gráfica e performancista Carmen Ludene.
Carmen nasceu em Caracas, na Venezuela, em 1977 e reside, atualmente, na cidade de San Cristóbal – Edo. Táchira.
A artista integra a Junta Directiva de la Fundación Museo de Artes Visuales y el Espacio del Estado Táchira.
Carmen é Licenciada em Artes Visuais e Mestra em Museologia. Tem participado de diversos eventos nacionais e internacionais com seus trabalhos em desenho, instalação, gráfica, videoarte e performance.
Na entrevista, a artista narra acerca de seus inícios na performance e também de alguns trabalhos e projetos, como as performance “La Veneco” e “Un tiempo después del destete” e os projetos La Casa Flotante e Miradas em Frontera, desenvolvidos juntos a outres artistes. Este último, o Miradas, um projeto binacional desenvolvido junto a artista mexicana Ruth Vigueras Bravo.
► roteiro e condução do arquivo: Letícia Barbosa.
► montagem, mixagem, masterização e trilha sonora original: Thiago Neves.
.
A CURVA é um espaço dedicado às investigações prático-teóricas em torno da performance arte. Oriunda da produção cultural independente, desde 2020, recebe a colaboração de artistxs de diferentes territórios e áreas de atuação. Para conhecer mais sobre o projeto, navegue pelo nosso site e siga as nossas redes sociais: @curvapodcast
FALE CONOSCO:
curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462
▪ esta ação conta com os recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ▪
Carmen Ludene
Venezuela/Colômbia. Artista visual, diseñadora gráfica e performancista. Mestra em Museologia; Licenciada em Educación Lengua, Cultura e Idiomas, pela Universidad de los Andes (Táchira, Venezuela, 2010); Licenciada em Artes Visuales mención Magna Cum Laude pela Universidad de los Andes (Estado Mérida, 2004); possui Técnico Superior Universitario em Diseño Gráfico pela IUTAJS (Estado Táchira, Venezuela, 1998); integra a Junta Directiva de la Fundación Museo de Artes Visuales y el Espacio (Estado Táchira, Venezuela). Integrou os projetos “La Casa Flotante” e, junto à artista visual Ruth Vigueras Bravo o projeto binacional México-Venezuela “Miradas en Frontera”.