No arquivo de hoje, a CURVA traz a entrevista com a artista e ativista cultural Lorena Wolffer (México D.F., 1971).
Lorena inicia a sua produção no campo da performance na década de 90, tendo partilhado seus trabalhos em diversos países, não apenas no México.
A artista tem utilizado o espaço de seus trabalhos e projetos para dar voz às mulheres e às corpas não-normativas e tem colaborado também com inúmeras artistas, de diferentes gerações, a partir de iniciativas como o Ex-Teresa, o MUMA – Museu de Mujeres Artistas Mexicanas, do qual atualmente, faz parte do Conselho Consultivo.
Na entrevista, Lorena conta um pouco sobre seus primeiros contatos com os feminismos, no México, e alguns de seus trabalhos, como “Soy Totalmente de Hierro” (2000), “Historias Proprias <desde casa>” (2020) e “Diarias Global” (2021).
A artista comenta ainda sobre a fundação do Ex-Teresa, entre fins de 1992 e inícios de 1993, da Frente Amplio de Trabajadores y Trabajadoras del Arte y Cultura en México, que agora chama-se Frenta e do recente projeto “Mútua”, um espaço pedagógico voltado para as artes desde miradas feministas.
A entrevista está em espanhol, com a narração das perguntas em português.
Tanto na entrevista com María Adela Diaz (CURVA 019), quanto com Lorena Wolffer (CURVA 018), ocorreram diversas quedas de conexão, então, a apresentação do arquivo retorna, de certo modo, aos formatos iniciais da CURVA.
Desejo a você que nos acompanha, uma boa passagem pela CURVA!
.
A CURVA é um espaço dedicado às investigações prático-teóricas em torno da performance arte. Oriunda da produção cultural independente, desde 2020, recebe a colaboração de artistxs de diferentes territórios e áreas de atuação. Para conhecer mais sobre o projeto, navegue pelo nosso site e siga as nossas redes sociais: @curvapodcast
FALE CONOSCO:
curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462
▪ esta ação conta com os recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ▪
Lorena Wolffer
México. Artista e ativista cultural. co-fundadora e directora do Ex-Teresa Arte Alternativo do Instituto Nacional de Bellas Artes (1994-1996). Integrou o Parlamento de Mujeres de la Ciudad de México (2019); foi Coordenadora Intervenção e Prática Social do Laboratorio Nacional Diversidades (UNAM-CONACyT) (2017); foi Coordenadora Acadêmica de Arte, cultura e justiça: representações e performatividades alternas do Programa Universitario de Estudios de Género (PUEG) da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) (2011); foi assessora da Coordenação de Difusão Cultural da UNAM (2004-2007); faz parte da La casa pública A.C.