Como você se relaciona com a Terra? Como alimentado seu corpo natural? como podemos cambiar nossos hábitos cotidianos de modo que a cultura da não sustentabilidade não interfira tanto na relação corpo/natureza?
No arquivo de hoje, um encontro com a performer e artista visual venezuelana, Génova Alvarado, corpa mulher-íntima-natural-social, “de passo” pela cidade de Boa Vista-RR, onde realiza uma residência. para Génova, a performance é uma das artes primeiras, um importante meio para quem deseja transcender as fronteiras entre a arte e a vida.
E mais: a filosofia da performance enquanto detonante de nossas questões, de nossos paradigmas. artista que trabalha com diversos meios, formada em Artes Visuais pela Universidade Experimental das Artes, Génova traz a metáfora do barro como a pele da Terra, e conta: “[…] a mesma terra que abraça o mundo é a mesma pele que me abraça”. a conversa/entrevista foi permeada através de perguntas e comentários feitos à artista acerca de seu processo criativo a partir das obras: Bio-Cuerpos Naturales/Bio-Corpos Naturais, La Venus Hoy/A Vênus Hoje, Memórias de una Géma/Memórias de uma Gema, Cuerpo Sonoro/Corpo Sonoro e Practicas de Reconocimiento/Práticas de Reconhecimento.
Nessa conversa catártica e alquímica, Génova conta ainda sobre a ação formativa que facilitou, em abril deste ano, a Ações para a Câmera e acerca da exposição Fluência, pensada juntamente com a fotógrafa venezuelana Adriana Duarte e que foi lançada nas mídias sociais da Cáritas Brasileira, no início deste mês.
A imagem que ilustra a capa do episódio com Génova Alvarado é da artista Marite Solorzano.
.
A CURVA é um espaço dedicado às investigações prático-teóricas em torno da performance arte. Oriunda da produção cultural independente, desde 2020, recebe a colaboração de artistxs de diferentes territórios e áreas de atuação. Para conhecer mais sobre o projeto, navegue pelo nosso site e siga as nossas redes sociais: @curvapodcast
FALE CONOSCO:
curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462
.
esta temporada é uma parceria entre Limbo Ateliê e Casa Pós_.
Génova Alvarado
Venezuela, Artista visual, performer e ceramista. Idealizadora e diretora do Ateliê Canto da Onça, junto à artista e pesquisadora Juliana Wäehner. Graduada em Artes (Medio Mixtos) pela Universidad Nacional Experimental de Artes, “Unearte” (Caracas, Venezuela, 2018); Docente em Artes, pela Universidade Federal de Roraima (Boa vista, Roraima, 2019); Especialista em Gestão e Políticas Culturais contemporâneas, pela Universidade de Girona (2020) e pelo Instituto Itaú Cultural (2020).
@genovavzla | @diogoenova.alvarado27
https://genovaalvarado27.wixsite.com/genovaalvaradovzla90/obras?lang=pt