Como se comporta o mercado de arte com relação à performance? É possível comercializar a chamada “linguagem efêmera”, estando preservadas as suas características “essenciais”?
No arquivo de hoje, a CURVA traz uma entrevista com o performer e artista visual, Clóvis Teodorico, que se conectou desde a Cidade de Garanhuns, Agreste de Pernambuco. Clóvis é gestor do Espaço Zero, espaço de arte independente em Garanhuns-PE e idealizador das iniciativas Residência Encruzilhada e Terra Estranha – circuito de performances.
Na entrevista, conversamos sobre as experiências de Clóvis com a produção independente na sua Cidade, a partir das suas iniciativas e, como essa atuação na área da produção cultural independente atravessa a sua produção enquanto performer e artista visual e vice-versa.
Trabalhando no campo da performance há mais de 10 anos, Clóvis fala sobre algumas de suas obras, como a série “Performances para Ninguém”, que inclui releituras de obras em performance de artistas mulheres; a série “Vestidos para Vernissage”, que tenciona papéis a serem exercidos dentro dos mercados, circuitos e sistemas de arte e o trabalho “Pau-Brasil”, a partir do qual fazemos um link para objetos residuais/rastros decorrentes de performances.
Na entrevista, tratamos de vários assuntos, como: re-performance, performance como gesto, objetos residuais/rastros oriundos de performances, e, sobretudo: performance e comercialização! Este último, tema bastante importante e que, nos últimos anos, vem sendo discutido tanto por performers, críticos de arte, colecionadores, galeristas e curadores.
A imagem que ilustra a capa desse episódio é da artista e fotógrafa Vanessa Alcântara.
.
A CURVA é um espaço dedicado às investigações prático-teóricas em torno da performance arte. Oriunda da produção cultural independente, desde 2020, recebe a colaboração de artistxs de diferentes territórios e áreas de atuação. Para conhecer mais sobre o projeto, navegue pelo nosso site e siga as nossas redes sociais: @curvapodcast
FALE CONOSCO:
curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462
.
esta temporada é uma parceria entre Limbo Ateliê e Casa Pós_.
Clóvis Teodorico
Artista Visual, performer e curador independente. Idealizador e gestor do Espaço Zero, espaço de arte contemporânea localizado no Agreste Pernambucano, na Cidade de Garanhuns; idealizador da Residência Encruzilhada e do Terra Estranha – circuito de performances.
@clovis_teodorico | @clovisteodorico