Abrindo os caminhos da nossa 3ª Terceira Temporada de arquivamentos, a CURVA traz a entrevista com Rebecca França, historiadora, pós-graduada em Direitos Humanos, artista visual, produtora e curadora de arte.
Pernambucana, Rebecca é natural de Olinda e cresceu nas periferias de Paulista, onde desde criança fazia parte de eventos culturais e teatrais.
Em 2008, Rebecca encontra no movimento Hip Hop a possibilidade de experimentar linguagens, como a fotografia e a pintura, e foi também o ano em que Reb fez seu primeiro graffiti.
Rebecca assinou coordenações do Festival Internacional de arte urbana – Recifusion e foi co-fundadora da loja de graffiti Cordalama.
A partir de 2017, a artista realizou atividades artísticas para a Marcha das Vadias, curadorias de exposições de arte para a ONG FASE e o Fórum Suape, com montagem no Centro Cultural dos Correios. Em 2018, coordenou O Pimp Nossa Cooperativa – edição Recife. Em 2020, participou do projeto Aquarelena e também de algumas edições dos leilões do Pão e Tinta.
Atualmente, Rebecca faz parte da crew Pixegirl e do coletivo de arte Será o Benedito. Este ano, assinou a direção de arte do filme de média metragem Kalunga, o que naturalmente colabora para sua produção ser cada vez mais transmídia ao compartilhar sua expressividade de forma plural e não apenas baseada em uma linguagem. (texto da minibio gentilmente cedido por Rebecca França).
No arquivo que partilhamos hoje, já no início, comenta Rebecca: “[…] quando eu pinto figuras, eu pinto o corpo” e a conversa é catártica, parte e retorna para diversos temas, uma espiral. Rebecca nos faz refletir sobre diversos temas duros, ainda mais no tempo-espaço do nosso país, enquanto conta de alguns de seus trabalhos e experiências.
Você escutará risos e muitos encontros nessa travessia da CURVA por ampliar os conceitos de performance.
Desejamos a você, uma boa passagem pela CURVA.
pesquisa curatorial, roteiros e mediação dos arquivos: Letícia Barbosa
mixagem, masterização e trilha sonora original: Thiago Neves
designer: Daniela Brilhante
.
A CURVA é um espaço dedicado às investigações prático-teóricas em torno da performance arte. Oriunda da produção cultural independente, desde 2020, recebe a colaboração de artistxs de diferentes territórios e áreas de atuação. Para conhecer mais sobre o projeto, navegue pelo nosso site e siga as nossas redes sociais: @curvapodcast
FALE CONOSCO:
curvapodcast@gmail.com | +55 81 99951 2462
Rebecca França
Historiadora, produtora cultural, curadora de arte e artista visual. Especialista em Direitos Humanos; está inserida no movimento Hip Hop e feminista há 15 anos e integra a Rede Grafiteiras Negras Brasil; foi curadora na exposição “Nós” (projeto idealizado pelas artistas Ianah Maia e Maré de Matos), em 2022 e diretora de arte no filme Kalunga, em 2021; integrou projetos financiados pelo Ministério de Justiça do Brasil, ONU Mulheres, Funcultura, Lei Aldir Blanc, Lei Rouanet, OAK Foundation, dentre outros. estudante de Arteterapia; atua também apresentando leilões de arte.